A agricultura regenerativa é um sistema de práticas agrícolas que visa melhorar a saúde do solo, da biodiversidade e do ecossistema como um todo. Em vez de se focar apenas na produção de alimentos, a agricultura regenerativa procura restaurar e regenerar os recursos naturais, promovendo a sustentabilidade a longo prazo.
Somos parceiros da Climate Farmers desde 2023. Este projecto, o Carbon+, visa o sequestro de CO2 e a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) na nossa exploração agrícola, o que leva à criação de créditos de carbono. Este processo é chamado de agricultura de carbono e é alcançado através da prática de agricultura regenerativa, ou seja, tudo o que fazemos para a melhoria dos solos, a redução do uso de agroquímicos e o consequente aumento de biodiversidade.
Seremos em 2024 submetidos a um processo de verificação externa através de uma terceira parte acreditada (TÜV Rheinland)
e de acordo com a norma ISO 14064-2, para garantir a coerência e o alinhamento com as normas internacionais do mercado de carbono.
O respeito pelo Ambiente é uma das nossas prioridades, bem como a prática de uma agricultura sustentável. Por essa razão, em 2019, destinámos 15 hectares para a plantação de olival em modo de produção biológica, com as variedades arbosana e arbequina. Para além do cumprimento de todas as directrizes associadas à produção biológica, praticamos ainda técnicas de permacultura que resultam na existência de uma biodiversidade bonita onde podemos encontrar oliveiras, mas também coelhos, lebres, predizes, raposas, águias, cobras, muitas ervas na entrelinha, entre muitos outros seres vivos.
Actualmente utilizamos várias técnicas de permacultura em toda a área do olival (e não apenas na área biológica).
“A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único produto."
Bill Mollison