Situada perto de uma típica vila do profundo Alentejo, no centro de Portugal, a Casa Maldonado Reis é representada por uma tríade de irmãos.
A forma de trabalhar foi inspirada pelo exemplo dos ancestrais da família, os quais são recordados pelas suas características altruístas e de partilha.
Foi nesta forma de estar que naturalmente nos fomos aproximando de uma forma de produção sustentável, procurando retirar o melhor proveito das tecnologias actuais e aproveitando o conhecimento de técnicas ancestrais de respeito pelo meio ambiente.
Começámos por produzir azeitona em modo de produção Integrada, sendo que neste momento já temos uma parte da produção em modo Biológico.
Em toda a propriedade estão a usar-se técnicas de Agricultura Regenerativa, Permacultura e Sintrópica.
O ex-libris desta forma de trabalhar está expresso na plantação de um Amendoal Biológico em KeyLine. O planeamento KeyLine é uma técnica que consiste em plantar, seguindo curvas de nível com uma inclinação mínima, com o intuito de canalizar e aproveitar a água da chuva. Pretende-se maximizar o aproveitamento da água de modo a melhorar a estrutura e a fertilidade do solo.
A aplicação deste sistema traduz-se numa eficiente gestão e aproveitamento da água da chuva que é canalizada para uma charca de armazenamento de água.
Gerir os recursos de forma equilibrada e compartilhá-los com todos os seres que habitam a Herdade.
Nasceu António Sampaio de Souza Maldonado (agricultor, produtor de azeite, bisavô dos bisnetos Maldonado Reis), casado com Judite da Conceição Mota Cortes Souza Maldonado (bisavó dos bisnetos Maldonado Reis)
Faleceu António Sampaio de Souza Maldonado. Deixando a sua mulher com apenas 35 anos, Judite Maldonado, a gerir a casa agrícola, situação atípica para a época.
Nasceu Jorge Souza Maldonado (agricultor, produtor de azeite,
avô dos netos Maldonado Reis)
Nasceu em Veiros Maria Helena Alves de Souza Maldonado (mãe dos irmãos que exploram actualmente a Casa: Miguel, Joana e Filipa Maldonado Reis)
Instalação do Miguel como
jovem agricultor
Acolhimento durante dez dias de um grupo internacional constituído por jovens com carências económicas em parceria com a associação Rota Jovem
Plantação do primeiro novo olival
Aumento de área de olival
Eduardo Reis, pai dos três irmãos
Instalação da Joana e Filipa como jovens agricultoras
Plantação de olival em modo de produção biológico (17 hectares)
Plantação de amendoal em modo de produção biológico (3 hectares)
Acolhimento de um grupo de jovens durante três dias para desenvolvimento de actividades na natureza
Instalação de painéis fotovoltaicos para optimização do consumo de energia e diminuição da pegada ecológica de acordo com a estratégia da empresa
Início de parceria com a Climate Farmers
Somos uma empresa familiar que regressou às origens e quis dar continuidade à produção agrícola da família.
Engenheiro do Ambiente de formação de base, começou como investigador científico em Oceanografia (no LNEC e IH). Do Mar à Terra, desde 2005 é o engenheiro operacional do terreno. Além das diferentes formações em Agricultura, especializou-se em Olivicultura, Permacultura e Agricultura Regenerativa.
A sua paixão pela Natureza e espírito inovador trazem toda a diferença à Herdade.
Engenheira do Ambiente e Mestre em Gestão do Ambiente, possui experiência em consultoria e engenharia, cargos que ocupou antes de se associar ao projecto agrícola familiar. Desde 2013 é a engenheira responsável pela gestão de projectos, recursos humanos e gestão administrativa.
MBA em Gestão, Pós-graduação em Impostos, em Contabilidade Avançada, trabalha como advogada principal na Sociedade Abreu Advogados. Presta consultoria jurídica e fiscal à exploração agrícola. A sua calma e sentido crítico são peças fundamentais na gestão da empresa.
O Sérgio para além de ser o tractorista principal é também o responsável pelos trabalhos no campo. É o braço direito do Miguel.
O seu sentido de responsabilidade e dedicação à empresa têm sido desde sempre pilares fundamentais no sucesso dos trabalhos. Pertence aos quadros da empresa desde 2018.
O João Pedro é o nosso segundo tractorista. Especialista em poda de olival em sebe, supervisiona todos os trabalhos efectuados por mão-de-obra externa. O seu sentido de humor trazem à equipa a boa disposição no dia-a-dia. Pertence aos quadros da empresa desde 2022.